Quais são os resultados e efeitos da prática do Yoga no curto e longo prazo?

Muitos procuram o Yoga por estarem com dores no corpo. Elas acontecem em parte pelo processo natural de envelhecimento, mas também porque usamos nosso corpo de forma limitada ou específica, o que vai lentamente causando encurtamentos, perda de mobilidade que, além das dores, podem também levar a questões mais sérias.

Acumulamos anos de experiência em sala de aula e isso nos permite conduzir cada aluno de forma muito segura e pessoal. As limitações são respeitadas e as adaptações necessárias sempre feitas para que a pessoa possa ter o alívio que busca sem receio.

Dependendo do caso, o aluno com muita dor sente melhora já na primeira aula. Mas dores crônicas e mais intensas diminuem gradativamente, às vezes em poucas semanas ou até dias de prática. Um dos efeitos imediatos de uma aula na Yoga Mais é a sensação de conforto físico com o corpo mais solto e o desaparecimento de dores de pouca intensidade. Sem contar, claro, o relaxamento.

Mas, os grandes efeitos da prática regular do Yoga acontecem mesmo a médio e longo prazo.

Com a melhora da mobilidade, fica fácil perceber que também a circulação é beneficiada. Além disso, a forma como trabalhamos cada posição, tem também sempre um grande efeito circulatório. Com o sangue fluindo melhor pelo corpo todo, os processos metabólicos tornam-se mais eficientes, o que reduz em muito a sensação de cansaço físico, a digestão e eliminação de resíduos melhoram, há uma significativa redução nos inchaços e, perder peso e manter-se no peso ideal torna-se muito mais fácil.

Com o corpo funcionando de forma mais equilibrada, a melhora dos processos mentais acaba sendo o que vem a seguir. Devido às sensações do corpo durante a prática, conduzida de forma correta pelo professor, o aluno se entrega a ela e se torna mais presente, focado no que está acontecendo.

Sono de melhor qualidade, diminuição da ansiedade, melhora do foco e da concentração são relatos comuns de nossos alunos.

Apesar de usarmos o corpo em nossas aulas, o Yoga não é uma atividade física. Toda a prática de Yoga, inclusive a que usa os movimentos do corpo, surgiu para que a mente pudesse estar um pouco mais tranquila e silenciosa por alguns momentos. Para que aquele movimento interminável – e muito cansativo – de pensamentos na nossa cabeça possa reduzir, ao menos um pouco, a sua velocidade. E é também de onde vem a sensação de tranquilidade e leveza de tantos relatos de praticantes.